sábado, 27 de abril de 2013

SINDGUARDAS GARANHUNS FAZ CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA!


Fonte imagen: Google

SINDGUARDAS GARANHUNS - PE
Sindicato dos Guardas Municipais de Garanhuns


O SINDICATO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS, CONVOCAM TODOS OS GUARDAS MUNICIPAIS A PARTICIPAR DE UMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NO AUDITÓRIO DO CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL NO DIA 29/04/2013 SEGUNDA-FEIRA ÀS 09h00min COM A PRESENÇA DO PROCURADOR DO MUNICÍPIO PARA TRATAR DO PISO SALARIAL DA GUARDA MUNICIPAL, A PRESENÇA DE TODOS É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA.

ATENCIOSAMENTE



CICERO SANTANA DA SILVA
Presidente do Sindguardas Garanhuns - PE 

domingo, 14 de abril de 2013

O COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS E O SINDGUARDAS VISITAM A GUARDA MUNICIPAL DE BOM CONSELHO - PE

O COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS O GM ADILSON SULENE, O PRESIDENTE E O SECRETÁRIO GERAL DO SINDICATO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS OS GMS CICERO SANTANA E DRAILTON BARROS REALIZARAM UMA VISITA NA TARDE DESTE SÁBADO A GUARDA MUNICIPAL DE BOM CONSELHO - PE, E NA OCASIÃO PRESTIGIARAM A ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE BOM CONSELHO. DESEJAMOS AOS COMPANHEIROS DE BOM CONSELHO MUITO TRABALHO PARA QUE A GUARDA MUNICIPAL SEJA CADA VEZ MAIS VALORIZADA PELA POPULAÇÃO.








quinta-feira, 11 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ (MG) GANHA O DIREITO DE RECEBER O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE




Prefeito de Itajubá/MG Rodrigo Riera, junto a Guarda Municipal e ao comandante da GCM Reginaldo


No dia 21 de março, o prefeito Rodrigo Riera reuniu os Guardas Patrimoniais e Guardas Municipais para anunciar que, a partir de abril, a Prefeitura de Itajubá pagará adicional de periculosidade à categoria. O reajuste será de 30% sobre o salário base de cada guarda.
Durante o anúncio, o prefeito explicou que a justiça estabeleceu um prazo de dois anos para que o município começasse a pagar este direito aos funcionários, mas que apesar disso ele decidiu se antecipar, em reconhecimento ao bom trabalho que eles vêm desempenhando. “Com todas as medidas que tomamos para fechar as torneiras do desperdício, hoje eu posso conceder isso pra vocês, não vou esperar até 2014, no próximo mês vocês já poderão contar com este adicional no trabalho de vocês”.
A reunião foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Adilson José Soares, Secretário Municipal de Administração, Rodrigo Melo, secretario de Defesa Social, Nilton Gonçalves de Almeida e o comandante da Guarda Municipal, Reginaldo Monteiro.
O secretário de Defesa Social e o comandante da Guarda Municipal ressaltaram o bom trabalho realizado pela Guarda Municipal e Guarda Municipal e afirmaram que o benefício concedido servirá de incentivo para que eles se mantenham trabalhando com afinco.
Um dos beneficiados foi José Raimundo Barnabé, que neste mês faz 30 anos de carreira na Prefeitura Municipal, dos quais 25 deles, como guarda patrimonial. “Não tenho palavras para explicar o que aconteceu hoje, é a melhor notícia que recebi nesses 30 anos. Já tive que ficar preso dentro do postinho da Varginha, com bandidos lá fora e a gente dentro da sala sem telefone. Então, é realmente um trabalho perigoso e ficamos felizes pelo prefeito Rodrigo Riera reconhecer esse nosso direito”.

Fonte: http://gcmbueno.blogspot.com.br/2013/04/prefeito-concede-adicional-de.html

quarta-feira, 10 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) ESTARÁ PARTICIPANDO DO 2º ENCONTRO DO CONSELHO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS



Elias Rodrigues - Comandante da Guarda Municipal de Juazeiro/BA

Será realizado entre os dias 09 a 12 de abril, o 2º Encontro do Conselho Nacional das Guardas Municipais na cidade do Rio de Janeiro, na oportunidade o comandante da Guarda Municipal de Juazeiro Elias Rodrigues, estará representando Juazeiro e a Região Nordeste do país, entre vários assuntos que serão discutidos, está o Marco Regulatório.
O Conselho Nacional das Guardas Municipais funciona como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros, tem por finalidade: congregar os dirigentes das Guardas, participar na busca do estabelecimento das políticas de segurança a nível local, estadual e nacional, apoiar a realização anual dos Congressos Nacionais das Guardas Municipais e defender a autonomia dos Municípios.
Entre as datas já citadas, estará acontecendo a Feira Internacional de Defesa e Segurança (LAAD Defence & Security), sendo o principal ponto de encontro do setor de defesa e segurança que reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.
O evento acontecerá no Riocentro – Exhibition & Convention Center, localizado na Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca  - Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Fonte: Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro/BA

quinta-feira, 4 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE NATAL (RN) SOLICITA MAIS 71 AUTORIZAÇÕES DE PORTE DE ARMA DE FOGO A POLÍCIA FEDERAL



GM de carreira João Gilderlan, Comandante da Guarda Municpal do Natal/RN, criou equipe para agilizar a confecção das novas carteiras funcionais. 

O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN), através do subcomando de Instrução, enviou na última semana para o Departamento de Polícia Federal do RN (DPF-RN) uma documentação solicitando ordem para o porte de arma de fogo de mais 71 guardas municipais. A expectativa é que no prazo de 30 dias a PF possa verificar as comprovações necessárias para expedição da autorização.
Após o aval da PF, a GMN inicia o processo de confecção das novas carteiras funcionais dos guardas contemplados com o benefício. No documento deverá constar a legalidade do agente para portar arma de fogo devidamente registrada. O porte é para o armamento institucional e particular, dentro e fora do serviço no âmbito do estado do RN.
O comandante da GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, formou uma equipe voltada especificamente para a confecção das novas carteiras funcionais. “Nossa intenção é conceder maior agilidade na produção do documento, fazendo com que o guarda municipal possa ter o direito de portar seu armamento de fogo o mais rápido possível”, assegurou.
Segundo o subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, outra relação com agentes aptos ao porte de arma se encontra sendo produzida pela equipe técnica do setor de instrução. “Estamos aguardando que alguns guardas entreguem a documentação solicitada pela PF para formarmos uma nova lista, que será encaminhada para averiguação e, posterior autorização de porte de arma”, informou.
No setor administrativo do Comando Geral também estão sendo entregues as carteiras funcionais dos agentes já autorizados pela PF.
O processo de regularização do porte de arma de fogo da GMN é disciplinado por convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e o DPF/RN. Para ter direito ao benefício o guarda municipal passou por avaliação psicológica, curso de capacitação especializado e treinamento prático de tiro defensivo com no mínimo 80 disparos com o armamento autorizado.

Fonte: Assecom Guarda Municipal do Natal/RN

GUARDA MUNICIPAL DE SOROCABA (SP) TEM LEI QUE TORNA EXCLUSIVO O USO DO UNIFORME



O uniforme é de cor azul-marinho igual ao utilizado em grande parte das GCMs no país.

A partir de agora, os uniformes da Guarda Civil Municipal (GCM), com seus distintivos, insígnias e emblemas, passa a ter sua exclusividade garantida por lei. A Lei 10.188, de 25 de julho de 2012, de autoria do vereador Geraldo Reis (PV), que trata esses uniformes como privativos dos guardas civis municipais e deixa claro que eles “representam o símbolo da autoridade institucional da Guarda Civil com as prerrogativas que lhe são inerentes”.
A aprovação da lei, segundo o vereador, é de extrema importância não só para a valorização institucional da GCM, mas também para a própria segurança da sociedade. Na justificativa do projeto, que virou lei, o vereador observa que a guarnição desenvolve um trabalho comunitário de segurança urbana, auxiliando os órgãos policiais, e, com isso, pode ser confundida com outros agentes de segurança que também usam uniformes.
Esse fato, segundo explica Reis, dificulta a relação da comunidade com a corporação, pois as pessoas, sobretudo quando precisam de ajuda, necessitam identificar o agente automaticamente, como ocorre, por exemplo, em relação à Polícia Militar. Para o parlamentar, dispor de uniformes e insígnias institucionalizados, que simbolizem a corporação no imaginário social, é de vital importância para a interação da corporação com a comunidade.
A lei aprovada adverte que o uniforme privativo dos guardas civis (de cor azul na tonalidade escura, igualmente adotado pela grande maioria das demais GCMs no Brasil) não poderá ser confundido com nenhum outro da área de segurança e assemelhados. Com isso, vigilantes, vigias, guardas patrimoniais, seguranças, porteiros e outros trabalhadores de segurança não poderão usar uniformes ou insígnias que sugiram vinculação com a guarnição. As empresas de segurança que descumprirem a norma pagarão multa de R$ 2.500.

Fonte: http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=222298

terça-feira, 2 de abril de 2013

IPEA: COMPRA DE ARMAS DE FOGO CAI 40,6% APÓS ESTATUTO DO DESARMAMENTO E VIOLÊNCIA AUMENTA







(LEGÍTIMA DEFESA É UM DIREITO)

A Região Sul foi a única que apresentou crescimento na aquisição de armas pessoas entre 2003 e 2009.

Rio de Janeiro – Estudo inédito apresentado nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que a compra de armas de fogo por pessoas físicas no Brasil caiu 40,6%, após a criação do Estatuto do Desarmamento, sancionado em dezembro de 2003. De acordo com a pesquisa, o número de aquisições de armas pelas famílias brasileiras caiu de 57 mil para 37 mil, no período entre 2003 e 2009, conforme adiantou a coluna de Ancelmo Gois. A região Sul a única que foi na contramão e apresentou crescimento de 21% na aquisição de armas pessoais.
Segundo o estudo, os homens têm oito vezes mais chances de comprar uma arma. No entanto, essa demanda masculina sofreu uma redução de 45,1% após o estatuto. Os jovens entre 20 e 29 anos superam em 172% as pessoas vinte anos mais velhas na compra de armas, mas nesse quesito também houve queda de 51,2% entre 2003 e 2009. Embora tenham menor renda, os analfabetos e as pessoas com até três anos de estudo compram armas com o dobro da frequência observada entre os que tem 12 ou mais de escolaridade.
A pesquisa do Ipea utilizou pela primeira vez a Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para analisar os impactos do Estatuto do Desarmamento. Ela foi apresentada no evento “Armas e Homicídios: Dois Anos do Massacre de Realengo”, promovido pelo Ipea em parceria com o Viva Rio, com debates entre autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil.

Fonte: http://oglobo.globo.com

GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA (PE) REFORÇA FISCALIZAÇÃO DO COMÉRCIO ILEGAL NA CIDADE




Com o intuito de coibir o comércio informal pelas vias públicas em Petrolina, o Núcleo de Operações Urbanas de Petrolina vai intensificar, durante toda esta semana, as fiscalizações na área central da cidade. A ação acontece em cumprimento a Lei 10/83 de 16 de maio de 1983 que proíbe a ocupação das calçadas. Os profissionais ambulantes que forem pegos comercializando nas calçadas terão o material apreendido. Objetos como DVDs e CDs não são devolvidos. No entanto outras mercadorias, a exemplo de acessórios, podem ser restituídos após o pagamento de uma multa no valor de R$ 55,00. Para aqueles que comercializam frutas, o produto apreendido será doado à instituições filantrópicas.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Petrolina/PE

segunda-feira, 1 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JITAÚNA (BA), POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR REALIZAM OPERAÇÃO CONJUNTA




Na noite de sábado (30/03), a Guarda Municipal de Jitaúna, Polícia Civil e a Polícia Militar fizeram operações conjuntas nos distritos da cidade. Santa Terezinha e Barra Avenida foram os locais escolhidos, com o trabalho de prevenção os profissionais fizeram abordagens, encaminhou menores consumindo bebida alcoólica para os seus responsáveis, alguns jovens que estavam empinando motocicletas sendo encaminhados para delegacia por desacato e suas motos foram multadas.

Fonte: Blog Tocooliver e Guarda Municipal