História da Guarda Municipal


Sobre a Guarda Municipal de Garanhuns


Criada pela lei municipal nº 344 de 30 de Outubro de 1956 e sancionada em 05 de Novembro de 1956, mas entrando em vigor como descrito em seu art. 1º a partir de Janeiro de 1957. Em 55 anos de  história a Guarda Municipal de Garanhuns passou por diversas fases que foram importantes para a cidade bem como para seus munícipes. Desde o seu nascimento a Guarda Municipal de Garanhuns além de cuidar do patrimônio público tinha como missão defender o bem maior do município o cidadão garanhuense. 
Com o passar do tempo esta prerrogativa foi sendo deixada de lado ficando apenas com a defesa do patrimônio público municipal chegando até mudar a nomenclatura de Guarda Municipal para Guarda Vigilante e criando suas atribuições para o cargo através da lei municipal nº 3560/2008 no seu art. 2º, contudo , por solicitação dos Guardas Municipais ao poder Executivo municipal foi aprovada a lei municipal nº 3671/2009 que em seu art. 2º  modifica a nomenclatura voltando a se chama Guarda Municipal de garanhuns ficando assim em acordo ao art. 144 inciso 8§ da Constituição Federal de 1988, passando a integrar aos órgãos de Segurança Pública no Âmbito Municipal.
Com o passar dos anos os Guardas Municipais perceberam a importância de se unirem para buscar melhorias para a Guarda Municipal surgindo assim a Associação Recreativa Guarda Municipal em 14 de Outubro de 2001. A Associação ficou ativa por um pequeno período de tempo ficando inativa, mas voltou suas atividades  em 07 de Agosto de 2010 com uma nova diretoria executiva por dedicação dos novos Guardas Municipais aprovados no concurso público. Com o passar dos dias os Guardas perceberam que para ter mais força nas negociações deveriam então criar um SINDICATO, então aos 28 de Julho de 2012 foi fundado o SINDICATO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS/SINDGUARDAS - PE.

2 comentários:

  1. A Guarda de Garanhuns é mais antiga que isto pois se não sabem o sr. José Caxiado conhecido como Inspetor Zé Caxiado, guarda de Paranatama (antiga Serrinha e distrito de Garanhuns) entrou em combate com o bando de Lampião naquela localidade no início deste século ferindo inclusive Maria Bonita além de outro cangaceiro de nome desconhecido.

    ResponderExcluir
  2. gostei deste comentário, muito interessante.

    ResponderExcluir