sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Guarda Civil Municipal de Itanhaém passa a usar rede de pesquisa nacional Infoseg

Uma rede de informações para consultas em tempo real de dados referentes a armas, veículos e pessoas físicas já está sendo usada pela Guarda Civil Municipal de Itanhaém. A ferramenta se chama Rede INFOSEG e é o maior sistema de informações de segurança pública, justiça e fiscalização do País. A sua utilização na Cidade é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Itanhaém e a Secretaria Nacional de Segurança Publica (SENASP).

O sistema já vem auxiliando a Guarda Civil Municipal desde a última segunda-feira (21). Com ele, as abordagens e ocorrências realizadas pelos agentes são apoiadas, via rádio, pela central da corporação, que realiza as consultas solicitadas e repassa os dados de volta para o campo, tornando o trabalho mais dinâmico. O processo é similar ao de outras corporações do gênero, como a Polícia Militar ou Polícia Civil, que também contam com redes de pesquisa via internet.

“O acesso ao INFOSEG dá muito mais agilidade para a Guarda Civil Municipal. Pela nossa central, no Cibratel, temos uma grande base de dados para a consulta de todas as informações necessárias no cotidiano dos nossos agentes. Com isso nós deixamos de depender de informações de outras corporações e ainda podemos auxiliá-las em alguma situação que se apresente“, comentou o secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Silvio César Oliveira.

O sistema já vem auxiliando a Guarda Civil Municipal (Foto: Divulgação)

A grande vantagem do INFOSEG é a abrangência da sua base de dados, que segundo o site da rede, recebe uma média de 200 mil acessos diários e é composta por 432 órgãos. Com ele é possível, por exemplo, obter informações do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), sobre condutores de veículos, ou do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que contém diversos dados de veículos, como o número da placa ou a data do licenciamento. O sistema ainda permite consultas sobre carros provenientes da Argentina e do Uruguai.
Além disso, estão disponíveis consultas de registros de armas de fogo, informações de processos judiciais, inquéritos e mandados de prisão em âmbito nacional e internacional, já que o sistema também integra informações de pessoas procuradas pela International Criminal Police Organization, a INTERPOL.

O convênio é totalmente gratuito e atende à portaria nº48, de 27 de agosto de 2012, da SENASP, que regulamenta o acesso das Guardas Municipais do País à Rede INFOSEG. Todos os agentes da Cidade já podem acessar a rede.

Fonte:http://www.diariodolitoral.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário