terça-feira, 29 de outubro de 2013

Nota de pesar da FEBAGUAM / REFLEXÃO IMPORTANTE!

Fatidicamente, e acompanhando as estatísticas nacionais, os guardas municipais começam a tombar em cada tanto do território. Uma minoria apenas dessa Nação azul marinho, tem condições de se defenderem de injusta agressão(citando-se o exemplo de algumas GMs de SP, Curitiba etc).

Nossa PL-1332/2003 continua “travada” pelos nossos Deputados intitulados pela CF/88 como representantes do povo, mas que na prática, parecem legislar apenas a favor das suas próprias necessidades individuais, coletivas ou políticas. Antes travada por "trancamento da pauta", agora travada por falta de comprometimento dos mesmos.

A pergunta é: quantos dos nossos Legisladores do Congresso Nacional possuem “filhos” GMs ou PMs? Se muito tiver (se for o caso), uns 5 ou 10, sendo que caso essa possibilidade exista, não desempenham as atividades de Segurança Pública e sim outras que permitam angariar status social e salários pomposos.

Ontem, num clima de comoção, tristeza, revolta e sensação de impunidade e insegurança (inclusive de quem faz segurança), enterramos mais um profissional dedicado da GM de Salvador (Carlos Santa Rosa), que tombou vítima de um disparo covarde e fútil, de um marginal mais covarde ainda(porquanto o mesmo sabe a respeito dos índices de impunidade, e que, dificilmente será pego). Perdemos um grande colega, dedicado e capaz, que dava sua vida a cada dia, mesmo sem condições mínimas de trabalho(falta de equipamentos de segurança - EPIs: arma letal, colete balístico etc).

 Por mais que não queiramos admitir, e embora as Guardas Municipais do Brasil sejam sonhadoras e corredoras em alcançar o sonho de melhor servir a sociedade, vivemos num país aonde acontece uma inversão de valores: Direitos Humanos protege bandidos sanguinários, os agentes de Segurança Pública são tratados como os verdadeiros bandidos e caçados friamente, alguns políticos bandidos(ficha suja) são tratados como mocinhos e mesmo denunciados inclusive pelo STF, terminam absolvidos e impunes, porquanto a CF/88 não existe pra eles, pelo menos na prática.

Chega de demagogia, de brincar de segurança pública, de oferecer nossas vidas todos os dias como se a mesma não valesse de nada! Ou tomamos uma postura agora, ou irmãos como o Carlos, continuarão a perder sua vida em vão! Guerreiro Carlos, não temos o dom da vida e nem o dom de curar as feridas, mas sabemos que Deus é capaz de tudo e certamente o Senhor o terá num belo jardim. Que seu nome seja motivo de orgulho, inspiração, honra e dignidade para a Guarda de Salvador, para a Bahia e para o Brasil. Que sua família, amigos e entes queridos sejam consolados pelo Criador do Universo!

VAMOS NOS MOBILIZAR colegas, e invadir Brasília num grande número(pelo menos no mínimo 60 mil homens) ainda no início do mês de Dezembro. Usemos as redes sociais para algo grande, justo e que todos ainda são reféns! Invadamos Brasília, não só pra cobrar a nossa Regulamentação através da PL-1332/2003 (a qual aguardamos desde a CF/88 – através da omissão do Estado), como também para exigir melhores condições salariais e de trabalho para todas as GMs do Brasil, independente de onde sejam.

Vamos encher os Ministérios Públicos da vida de trabalho, assim como as polícias civis, porquanto, as mortes dos nossos colegas estão acontecendo cada vez num ritmo mais preocupante e poucos são os autores identificados (demonstrando que os responsáveis pela investigação ou não tem capacidade nenhuma de elucidar os crimes por falta de contingente ou simplesmente não existe o interesse).

PF, PRF, PCs, PMs, BMs, GMs todos estamos num mesmo barco de violência: crescente são os assassinatos contra os agentes de segurança pública e o Estado se posiciona de maneira igualmente omissa, covarde e como se nossas vidas não valessem de nada.

Deveríamos invadir Brasília como uma família, de maneira mobilizada, todas as categorias, porquanto a essência da democracia é o povo e “nós” somos o povo, os políticos nos representam APENAS.

Vamos parar de ser “manipulados” por militares no comando das Guardas Municipais, pessoas essas que não possuem o requisito para comandar uma guarda municipal, pois, além de não serem guardas, foi educado socialmente de outra forma, fugindo da premissa básica da filosofia das GMs, não entendendo como um guarda pensa e sofre e qual sua verdadeira atribuição e competência!

Iniciemos uma CAMPANHA NACIONAL para ascensão aos Comandos das Guardas, guardas de carreira, fora os militares do comando! Polícia é Polícia, guarda é guarda, cada um no seu quadrado. Porque ninguém comanda a PM sendo um cidadão civil? E Por que os militares da reserva querem comandar guardas, já que na ativa não nos reconhece como nada?

Estamos em apoio a GM de Salvador para fomentar a necessidade de “um guarda de carreira”, assumir o papel de comandante da tropa! Chega de desmandos, chega de colegas sendo vitimados por ordens fúteis! Chega de inoperância corporativista! Todos nós somos da mesma família azul marinho, independente de que município seja!

A guarda de Salvador é a maior da Bahia e precisa crescer urgentemente. Muitos prefeitos inoperantes ou que não entendem nada de segurança pública, ou ainda, que não ligam para as suas guardas estão com essa “desculpa” para que as demais guardas cresçam e sejam aparelhadas devidamente.

Independente do Conselho Nacional de GMs, a qual a Bahia faz parte e daFEBAGUAM, devemos mobilizar todas as representações possíveis(Sindicatos, Associações, Federações e Representações) com o propósito de marcamos uma semana de hospedagem em Brasília para cobrarmos o que é nosso por direito e que ainda não nos foi dado.

Ou nos unimos colegas, ou vamos continuar sendo desmoralizados, humilhados, usados pelo Poder Público e vitimados pela margem da sociedade que sabe que tudo pode porque a impunidade existe e dificilmente estes serão alcançados, primeiro porque o Estado não possui interesse e nem prioridade em valorizar as instituições policiais desse país, segundo porque a “desculpa” é a falta de efetivo das polícias e o blá-blá-blá de sempre!

Será que a vida dos nossos guerreiros não valem nada? Será que com todas essas estatísticas vamos permanecer de braços cruzados, dando graças a Deus que “não foi comigo”? Deixemos de lado a vaidade, a arrogância e o individualismo e nos juntemos em prol da coletividade, pra que todos não se sintam mais “incapazes, abandonados e sozinhos”!

Nós guardas municipais somos HERÓIS, fazemos o além das contas sem a mínima condição(financeira, operacional para isso, por amor ao próximo, indo além da CF/88 e colocando o que está escrito na Bíblia em prática, mesmo sendo difícil o fazer).


Que Deus nos abençoe sempre e renove nossas forças a cada dia.

Equipe FEBAGUAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário