quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vila Velha terá Guardas armados nas ruas ainda no primeiro semestre de 2013

 

CAMILA BOTACIN

Agentes selecionados no concurso da Guarda Municipal de Vila Velha vão atuar armados no combate ao crime no município ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), os profissionais serão treinados e orientados a coibir homicídios, roubos e furtos. Policiais e guardas municipais vão trabalhar em conjunto para reforçar a segurança nos bairros de Vila Velha.

A atuação, segundo o prefeito, será de acordo com o tipo de crime. "Estamos criando programas específicos para cada tipo de crime, especialmente homicídios, roubos e furtos", explicou.

A criminalidade foi tema da discussão entre representantes das Polícias Militar e Civil, Exército, Marinha, Ministério Público, poder Judiciário, Governo do Estado e secretários municipais durante o primeiro encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) nesta terça-feira (26). O grupo vai planejar e agir de forma integrada na área da segurança pública.

A secretária de Segurança do município, Fabiana Maioral, afirmou que um novo concurso para contratação de agentes já está previsto, mas ainda sem data para publicação do edital. Ela defende o armamento da guarda em defesa da população. "Estamos carentes de armamento. Como não há reserva de dinheiro para essa finalidade, a Polícia Civil e a Polícia Militar vão doar armas que não são mais utilizadas", explicou.

As ações serão aplicadas de acordo com o mapa do crime. Para identificar as regiões com maior índice de criminalidade, a Polícia Militar conta com a ajuda dos cidadãos para informar danos ao patrimônio.

"Muitas vezes não conseguimos direcionar o efetivo para os locais onde ocorrem muitos assaltos. Os criminosos levam objetos de baixo valor, como celulares, e o prejudicado não procura a delegacia para registrar boletim de ocorrência", disse o subcomandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, major Rogério Fernandes.

Segundo Rodney Miranda, Terra Vermelha e Santa Rita já fazem parte das regiões onde haverá atuação contra homicídios. Estão previstas ainda ações como expansão no videomonitoramento, treinamento armado da guarda e trabalhos contra violência nas escolas.

Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário